Ajustando a sensibilidade da câmera à luz (sensibilidade ISO)
Sensibilidade ISO
A sensibilidade da câmera à luz (sensibilidade ISO) pode ser ajustada de acordo com a quantidade de luz disponível. Em geral, escolher valores mais altos permite velocidades mais rápidas do obturador na mesma abertura. Escolha entre as configurações de ISO 100 a 102400. Configurações estendidas de cerca de 0,3 a 1 EV abaixo de ISO 100 e 0,3 a 5 EV acima de ISO 102400 também estão disponíveis.
Ajustando a sensibilidade ISO
Segure o botão S ( Q ) e gire o disco de comando principal.
-
A opção selecionada é exibida no visor e no painel de controle superior.




-
Por padrão, as alterações são feitas em incrementos de 1/3 EV. O tamanho dos incrementos pode ser alterado usando a configuração personalizada b1 [ ].
A sensibilidade ISO também pode ser ajustada usando o item [ ] no menu de disparo de fotos. 
Quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para fazer uma exposição, permitindo que as fotos sejam tiradas quando a iluminação for fraca e ajudando a evitar o desfoque quando o assunto estiver em movimento. Observe, no entanto, que quanto maior a sensibilidade, maior a probabilidade de a imagem ser afetada por “ruído” na forma de pixels brilhantes espaçados aleatoriamente, neblina ou linhas.
-
O “ruído” pode ser reduzido habilitando a redução de ruído ISO alto. A redução de ruído ISO alto pode ser ativada usando os itens [ ] nos menus de fotografia e filmagem.
Uma definição de [ ] corresponde a uma sensibilidade ISO aproximadamente 0,3 EV superior a ISO 102400 (ISO 128000) e [ ] a uma sensibilidade ISO aproximadamente 5 EV superior (ISO 3280000). Observe que as fotos tiradas com essas configurações são particularmente propensas a “ruído” na forma de pixels brilhantes espaçados aleatoriamente, neblina ou linhas.
[ ] corresponde a uma sensibilidade ISO cerca de 0,3 EV abaixo de ISO 100 (equivalente a ISO 80). [ ] é aproximadamente 1 EV abaixo de ISO 100 (ISO 50). Use para aberturas maiores ou velocidades mais lentas do obturador quando a iluminação for forte. Os destaques podem ficar superexpostos. Na maioria dos casos, são recomendadas sensibilidades ISO de ISO [ ] ou superiores.
Controle automático de sensibilidade ISO
O controle automático de sensibilidade ISO ajusta automaticamente a sensibilidade ISO se a exposição ideal não puder ser alcançada no valor selecionado pelo usuário.
Ativando o Controle Automático de Sensibilidade ISO
-
Selecione [ ] no menu de disparo de fotos, realce [ ] e pressione 2 .

-
Selecione [ ].

-
Destaque [ ] e pressione J para ativar o controle automático de sensibilidade ISO. Se for usado um flash, a sensibilidade ISO será ajustada adequadamente.
-
Se [ ] for selecionado, [ ] permanecerá fixo no valor selecionado pelo usuário.
-
-
Ajuste as configurações.
-
Ajuste as configurações de controle automático de sensibilidade ISO.

Opção
Descrição
[ ]
Para evitar que a sensibilidade ISO seja elevada demais, você pode selecionar um limite superior para o controle da sensibilidade ISO; escolha entre valores de ISO 200 a Hi 5. O valor mínimo que será selecionado usando o controle automático de sensibilidade ISO é ISO 100.
[
Escolha a sensibilidade ISO máxima para fotografia com flash; as opções variam de ISO 200 a Hi 5. Selecionar [ ] define a sensibilidade ISO máxima para fotografia com flash para o valor atualmente selecionado para [ ].
[ ]
Nos modos P e A , o controle automático da sensibilidade ISO só tem efeito se a velocidade do obturador necessária para a exposição ideal cair abaixo desse valor; escolha entre configurações de 1 / 4000 s a 30 s. Se [ ] for selecionado, a câmera escolherá a velocidade mínima do obturador com base na distância focal da lente (somente lentes CPU). Por exemplo, a câmera escolherá automaticamente velocidades mínimas do obturador mais rápidas para evitar o desfoque causado pela trepidação da câmera quando uma lente longa estiver conectada.
-
Para visualizar as opções de seleção automática de velocidade do obturador, realce [ ] e pressione 2 . A seleção automática de velocidade do obturador pode ser ajustada escolhendo mínimos mais rápidos ou mais lentos. Configurações mais rápidas podem ser usadas para reduzir o desfoque ao fotografar assuntos em movimento rápido.
-
As velocidades do obturador podem cair abaixo do mínimo selecionado se a exposição ideal não puder ser alcançada com a sensibilidade ISO escolhida para [ ].
-
-
Pressione J para salvar as alterações.
-
Quando [ ] for selecionado para [ ], os indicadores ISO AUTO aparecerão no visor e no painel de controle superior. Quando esses indicadores estiverem acesos (não piscando), as fotos serão tiradas com a sensibilidade selecionada para [ ]. Quando a sensibilidade for alterada a partir do valor selecionado pelo usuário, os indicadores ISO AUTO piscarão e o valor alterado será mostrado nos displays.
|
|
|
-
Se o valor atualmente selecionado para [ ] for maior que o escolhido para [ ], o valor escolhido para [ ] servirá como o limite superior para o controle automático da sensibilidade ISO.
-
Durante a fotografia com flash, a velocidade do obturador é limitada ao intervalo definido pelos valores selecionados para as configurações personalizadas e1 [ ] e e2 [ ]. Se o valor selecionado para [ ] não estiver nesse intervalo, o valor selecionado para a configuração personalizada e2 [Velocidade do ] torna-se a velocidade mínima efetiva do obturador.
-
Se uma lente sem CPU for usada sem dados da lente, a velocidade mínima do obturador será fixada em 1/30 s .
-
Se uma unidade de flash opcional estiver instalada, a sensibilidade ISO pode ser aumentada automaticamente quando o controle automático de sensibilidade ISO é usado em combinação com os modos de flash de sincronização lenta, possivelmente impedindo que a câmera selecione velocidades lentas do obturador.
Você também pode ativar ou desativar [ ] segurando o botão S ( Q ) e girando o disco de subcomando ( Ativando o Controle Automático de Sensibilidade ISO ).



