D-Lighting ativo

O D-Lighting ativo preserva detalhes em realces e sombras, criando fotografias com contraste natural. Utilize para cenas de alto contraste, por exemplo, ao fotografar uma cena de paisagem ao ar livre fortemente iluminada através de uma porta ou janela, ou ao fotografar motivos sombreados num dia de sol. É mais eficaz quando utilizado com a medição matricial (0 Medição).

D-Lighting ativo desligado

D-Lighting Ativo: Y Automático

"D-Lighting Ativo" versus "D-Lighting"

As opções D-Lighting ativo nos menus de disparo de fotografia e de filmagens ajustam a exposição antes do disparo para otimizar a gama dinâmica, enquanto que a opção D-Lighting no menu de retoque (0 D-Lighting) aclara sombras nas imagens depois do disparo.

Para utilizar o D-Lighting ativo:

  1. Selecionar D-Lighting ativo.

    Marque D-Lighting ativo no menu de disparo de fotografia e prima 2.

  2. Escolher uma opção.

    Marque a opção pretendida e prima J. Se Y Automático estiver selecionado, a câmara ajustará automaticamente o D-Lighting ativo de acordo com as condições fotográficas (no modo M, porém, Y Automático é equivalente a Q Normal).

D-Lighting ativo

Pode ocorrer ruído (píxeis brilhantes aleatórios, nevoeiro ou linhas) em fotografias tiradas com D-Lighting ativo. Pode ser visível sombreado irregular em alguns motivos. O D-Lighting ativo não é aplicado em sensibilidades ISO elevadas (Hi 0,3–Hi 5).

D-Lighting Ativo e Filmagens

Se Igual às definições de fotografia for selecionado para D-Lighting ativo no menu de disparo de filmagem e Automático estiver selecionado no menu de disparo de fotografia, as filmagens serão gravadas a uma definição equivalente a Normal. O D-Lighting ativo não é aplicado a um tamanho de imagem de 3840 × 2160.

Consulte Também

Para obter informações sobre como variar o D-Lighting ativo durante uma série de disparos, consulte "Bracketing" (0 Bracketing ADL).

Gama Dinâmica Elevada (HDR)

Utilizada com motivos de alto contraste, a Gama Dinâmica Elevada (HDR, High Dynamic Range) preserva os detalhes nos realces e sombras, combinando dois disparos tirados com diferentes exposições. A HDR é mais eficaz quando utilizada com a medição matricial (0 Medição; com medição localizada ou central ponderada e uma objetiva sem CPU, uma intensidade de Automática é equivalente a Normal). Não pode ser utilizada para gravar imagens NEF (RAW). A iluminação flash, bracketing (0 Bracketing), exposição múltipla (0 Exposição múltipla) e fotografia temporizada (0 Filmagem temporizada) não se podem utilizar enquanto a HDR estiver em vigor e as velocidades do obturador de A e % não estiverem disponíveis.

Primeira exposição (mais escura)

+

Segunda exposição (mais clara)

Imagem HDR combinada

  1. Selecionar HDR (gama dinâmica elevada).

    Marque HDR (gama dinâmica elevada) no menu de disparo de fotografia e prima 2.

  2. Selecionar um modo.

    Marque Modo HDR e prima 2.

    Marque um dos seguintes e prima J.

    • Para tirar uma série de fotografias HDR, selecione 6 Ligado (série). Os disparos em HDR irão continuar até que selecione Desligado para Modo HDR.
    • Para tirar uma fotografia HDR, selecione Ligado (uma fotografia). A fotografia normal será resumida automaticamente quando tiver criado uma única fotografia HDR.
    • Para sair sem criar fotografias HDR adicionais, selecione Desligado.

    Se estiver selecionado Ligado (série) ou Ligado (uma fotografia), um ícone l será apresentado no visor.

  3. Escolher a Intensidade HDR.

    Para escolher a diferença de exposição entre dois disparos (intensidade HDR), marque Intensidade HDR e prima 2.

    Marque a opção pretendida e prima J. Se Automática estiver selecionado, a câmara ajustará automaticamente a intensidade HDR para se adequar à cena.

  4. Enquadrar uma fotografia, focar e disparar.

    A câmara tira duas exposições quando o botão de disparo do obturador é completamente premido. l j piscará no painel de controlo e l l no visor enquanto as imagens são combinadas; não se podem tirar fotografias até que a gravação esteja concluída. Independentemente da opção atualmente selecionada para o modo de obturação, apenas uma fotografia será tirada de cada vez que o botão de disparo do obturador for premido.

    Se estiver selecionado Ligado (série), a HDR apenas se desligará quando Desligado estiver selecionado para o Modo HDR; se Ligado (uma fotografia) está selecionado, então a HDR desliga-se automaticamente depois de a fotografia ter sido tirada. O ícone l desaparece do ecrã quando a fotografia HDR termina.

Enquadrar Fotografias HDR

Os limites da imagem serão cortados. Os resultados pretendidos podem não ser alcançados se a câmara ou o motivo se moverem durante o disparo. Recomenda-se a utilização de um tripé. Dependendo da cena, os efeitos podem não ser visíveis, podem aparecer sombras em redor de objetos brilhantes ou auréolas em redor de objetos escuros. Pode ser visível sombreado irregular em alguns motivos.

O Botão BKT

Se HDR (gama dinâmica elevada) for selecionado para a Definição Personalizada f1 (Atrib. de controlo personaliz.) > Botão BKT + y (0 Atrib. de controlo personaliz.), pode selecionar o modo HDR premindo o botão BKT e rodando o disco de controlo principal, e a força premindo o botão BKT e rodando o disco de controlo secundário. O modo e a força são mostrados no painel de controlo: os ícones que representam o modo são 5 para Desligado, B para Ligado (uma fotografia) e 6 para Ligado (série), enquanto que aqueles que representam a força são & para Automática, 7 para Muito elevada, 8 para Elevada, 9 para Normal e ! para Reduzida.

Fotografia com Intervalos de Disparo

Se estiver selecionado Ligado (série) para Modo HDR antes de se iniciar a fotografia com intervalos de disparo, a câmara irá continuar a tirar fotografias HDR no intervalo selecionado (se Ligado (uma fotografia) estiver selecionado, a fotografia com intervalos de disparo irá terminar depois de um único disparo).