Balanço de branco

O balanço de branco garante que os objetos brancos pareçam brancos, independentemente da cor da fonte de luz. A configuração padrão (equilíbrio de branco automático ou j ) é recomendada com a maioria das fontes de luz; se os resultados desejados não puderem ser alcançados com o balanço de branco automático, escolha outra opção conforme descrito abaixo.

Ajustando o balanço de branco

  • O equilíbrio de brancos pode ser seleccionado utilizando os itens [ Equilíbrio de brancos ] no menu i e o menu de disparo de fotografia ou o menu de gravação de vídeo ( Equilíbrio de brancos, Equilíbrio de brancos , Equilíbrio de brancos ).
  • Nas configurações padrão, o equilíbrio de branco também pode ser selecionado segurando o botão Fn e girando o disco de comando principal ( o botão Fn ).
  • Quando 4 [ Auto ] ou I [ Fluorescente ] é selecionado, você pode escolher uma subopção segurando o botão Fn e girando o disco de subcomando.
OpçãoTemperatura de cor*Descrição
4 [ Automático ]O balanço de branco é ajustado automaticamente para resultados ideais com a maioria das fontes de luz. Se for utilizada uma unidade de flash opcional, o equilíbrio de brancos será ajustado de acordo com as condições em vigor quando o flash disparar.
i [ Manter branco (reduzir cores quentes) ]Aproximadamente. 3500–8000KElimine o elenco de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.
j [ Mantenha a atmosfera geral ]Aproximadamente. 3500–8000KPreservar parcialmente o elenco de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.
k [ Mantenha cores de iluminação quentes ]Aproximadamente. 3500–8000KPreserve o elenco de cores quentes produzido pela iluminação incandescente.
D [ Luz natural automática ]Aproximadamente. 4500–8000KQuando usado sob luz natural em vez de 4 [ Auto ], esta opção produz cores mais próximas das vistas a olho nu.
H [ Luz solar direta ]Aproximadamente. 5200KUse com assuntos iluminados pela luz solar direta.
G [ Nublado ]Aproximadamente. 6.000 KUse à luz do dia sob céu nublado.
M [ Sombra ]Aproximadamente. 8.000 KUse à luz do dia com assuntos na sombra.
J [ Incandescente ]Aproximadamente. 3000KUse sob iluminação incandescente.
I [ Fluorescente ]Use sob iluminação fluorescente; escolha o tipo de lâmpada de acordo com a fonte de luz.
[ Frio-branco fluorescente ]Aproximadamente. 4200K
[ Dia branco fluorescente ]Aproximadamente. 5.000 K
[ Luz do dia fluorescente ]Aproximadamente. 6500K
5 [ Flash ]Aproximadamente. 5400KUse para fotografia com flash.
K [ Escolher temperatura de cor ]Aproximadamente. 2500–10000 K
  • Escolha a temperatura de cor diretamente.
  • Para escolher uma temperatura de cor, mantenha pressionado o botão Fn e gire o disco de subcomando.
L [ Manual predefinido ]
  • Meça o equilíbrio de brancos para o motivo ou fonte de luz ou copie o equilíbrio de brancos de uma fotografia existente.
  • Para escolher uma predefinição de balanço de branco, mantenha pressionado o botão Fn e gire o disco de subcomando.
  • Para entrar no modo de medição direta, pressione e segure o botão Fn ( Predefinição manual ).
  1. Valores quando o ajuste fino é definido como 0.

D [ Luz natural automática ]

D [ Natural light auto ] pode não produzir os resultados desejados sob luz artificial. Escolha 4 [ Auto ] ou uma opção que corresponda à fonte de luz.

Ajuste fino do balanço de branco

Em configurações diferentes de K [ Escolher temperatura de cor ], o equilíbrio de branco pode ser ajustado com precisão. Use os itens [ Equilíbrio de branco ] no menu i , o menu de disparo de fotos ou o menu de gravação de vídeo ( Ajuste de equilíbrio de branco , O menu de equilíbrio de branco: Ajuste de precisão ).

Iluminação de estúdio

4 [ Auto ] pode não produzir os resultados desejados com grandes unidades de flash de estúdio. Use o equilíbrio de branco manual predefinido ou defina o equilíbrio de branco para 5 [ Flash ] e use o ajuste fino para ajustar o equilíbrio de branco.

Temperatura de cor ao fotografar com 4 ou D

  • As informações da foto para fotos tiradas usando 4 [ Auto ] ou D [ Luz natural auto ] lista a temperatura de cor selecionada pela câmera no momento em que a foto foi tirada. Você pode usar isso como referência ao escolher um valor para K [ Escolher temperatura de cor ].
  • Para visualizar os dados de disparo durante a reprodução, selecione [ Opções de exibição de reprodução ] > [ Informações adicionais da foto ] no menu de reprodução e marque ( M ) ao lado de [ Dados de disparo ].

Temperatura de cor

A cor percebida de uma fonte de luz varia com o observador; alguns podem ter um tom vermelho, enquanto outros aparecem em azul. A temperatura de cor é uma medida objetiva da cor de uma fonte de luz, expressa em Kelvins (K). Quanto mais baixa a temperatura de cor, mais vermelho é o elenco ( q ); quanto mais alta a temperatura, mais azul é o elenco ( w ).

Escolhendo uma temperatura de cor

Em geral, escolha valores mais baixos se suas fotos tiverem um tom vermelho ou para tornar as fotos intencionalmente mais azuis, valores mais altos se suas fotos forem tingidas de azul ou para tornar as fotos intencionalmente mais vermelhas.