O seletor de modo

Use o seletor de modo para escolher se a velocidade do obturador e/ou a abertura podem ser ajustadas manualmente ou são definidas automaticamente pela câmera.

Usando o seletor de modo

Use o seletor de modo para escolher um modo de disparo.

ModoDescrição
AUTOMÁTICO ( b )AutoUm modo simples de “apontar e disparar” que deixa a câmera responsável pelas configurações ( Tirar fotografias ( b auto) , Gravar vídeos ( b auto) ).
PAutomático programadoA câmera define a velocidade do obturador e a abertura para uma exposição ideal.
SAutomático com prioridade ao obturadorUse para congelar ou desfocar o movimento. Você escolhe a velocidade do obturador; a câmera seleciona a abertura para obter melhores resultados.
UMAAutomático com prioridade de aberturaUse para desfocar os fundos ou colocar o primeiro plano e o fundo em foco. Você escolhe a abertura; a câmera seleciona a velocidade do obturador para obter melhores resultados.
MManualVocê controla a velocidade do obturador e a abertura. Defina a velocidade do obturador para “bulb” ou “time” para exposições longas.

P (automático programado)

  • Nesse modo, a câmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador e a abertura de acordo com um programa integrado para garantir a exposição ideal na maioria das situações.
  • Diferentes combinações de velocidade do obturador e abertura que produzem a mesma exposição podem ser selecionadas girando o disco de comando principal (“programa flexível”).
    • Enquanto o programa flexível está em vigor, um indicador de programa flexível ( U ) é exibido.
    • Para restaurar as configurações padrão de velocidade do obturador e abertura, gire o disco de comando principal até que o indicador não seja mais exibido. O programa flexível também termina quando o seletor de modo é girado para outra configuração ou a câmera é desligada.

S (automático com prioridade ao obturador)

  • Em automático com prioridade ao obturador, você escolhe a velocidade do obturador enquanto a câmera ajusta automaticamente a abertura para uma exposição ideal. Escolha velocidades rápidas do obturador para “congelar” o movimento, velocidades lentas do obturador para sugerir movimento ao desfocar objetos em movimento.
  • Gire o seletor de velocidade do obturador para definir a velocidade do obturador.
  • Para selecionar [ X ] ou [ T ], ou para mudar de [ 1/3STEP ], [ X ], [ T ] ou [ B ], gire enquanto pressiona o botão de bloqueio do seletor de velocidade do obturador.
    1 1/4000 s-1/2 s
    2 1–4 s (texto vermelho)
    3 X (sincronização do flash) ( e1: velocidade de sincronização do flash )
    4 1/3STEP (1/3 passo) ( Selecionando a velocidade do obturador em tamanhos de passo de 1/3 (modos S e M) )
  • No modo S , exposições longas ( Longas exposições ) não estão disponíveis mesmo que o seletor de velocidade do obturador esteja ajustado para [ B ] (Bulb) ou [ T ] (Time). Para realizar exposições longas, selecione o modo M .

Selecionando a velocidade do obturador em tamanhos de passo de 1/3 (modos S e M)

Se o disco de velocidade do obturador estiver definido para [ 1/3STEP ], você pode usar o disco de comando principal para alterar a velocidade do obturador.

  • A velocidade do obturador pode ser definida para valores entre 1/4000 e 30 s em tamanhos de passo de 1/3 ou [ X ]. No modo M , você também pode selecionar [ B ] (Lâmpada) ou [ T ] (Hora).
  • Você pode definir a velocidade do obturador por outros meios além do seletor de velocidade do obturador da seguinte maneira.

A (automático com prioridade de abertura)

  • Em automático com prioridade de abertura, você escolhe a abertura enquanto a câmera ajusta automaticamente a velocidade do obturador para uma exposição ideal.
  • A abertura pode ser ajustada girando o disco de subcomando.
  • Os valores mínimo e máximo de abertura variam com a lente.

Configurações de exposição do modo de vídeo

As seguintes configurações de vídeo podem ser ajustadas durante a gravação:

ModoAberturaVelocidadeSensibilidade ISO
P , S 12
UMA42
M4443
  1. O controle de exposição no modo de disparo S é o mesmo que no modo P.
  2. O limite superior para a sensibilidade ISO pode ser selecionado usando o item [ Configurações de sensibilidade ISO ] > [ Sensibilidade máxima ] no menu de gravação de vídeo.
  3. Se [ Ligado ] for selecionado para [ Configurações de sensibilidade ISO ] > [ Controle ISO automático (modo M) ] no menu de gravação de vídeo, o limite superior para sensibilidade ISO pode ser selecionado usando [ Sensibilidade máxima ].

M (manual)

  • Você controla a velocidade do obturador e a abertura. Escolha este modo para exposições de longa duração de motivos como fogos de artifício ou o céu noturno (fotografia “Bulb” ou “Time”, exposições de longa duração ).
  • A velocidade do obturador ( w ) e a abertura ( e ) podem ser ajustadas com referência aos indicadores de exposição ( q ).

Velocidade do obturador

  • Gire o seletor de velocidade do obturador para definir a velocidade do obturador.
  • Para selecionar [ X ] ou [ T ], ou para mudar de [ 1/3STEP ], [ X ], [ T ] ou [ B ], gire enquanto pressiona o botão de bloqueio do seletor de velocidade do obturador.
  • Se o disco de velocidade do obturador estiver definido para [ 1/3STEP ], você pode usar o disco de comando principal para alterar a velocidade do obturador. A velocidade do obturador também pode ser definida para 15 s ou 30 s ( Selecionando a velocidade do obturador em tamanhos de passo de 1/3 (modos S e M) ).
11/4000 s-1/2 s
21–4 s (texto vermelho)
3B (Lâmpada) ( Exposições de longa duração )
4T (Tempo) ( Exposições de longa duração )
5X (sincronização do flash) ( e1: velocidade de sincronização do flash )
61/3STEP (1/3 passo) ( Selecionando a velocidade do obturador em tamanhos de passo de 1/3 (modos S e M) )

Abertura

  • A abertura pode ser ajustada girando o disco de subcomando.
  • Os valores mínimo e máximo de abertura variam com a lente.

Indicadores de exposição

  • A diferença entre o valor de exposição resultante da combinação de configuração da velocidade do obturador, abertura e sensibilidade ISO e o valor de exposição apropriado medido pela câmera é exibida no monitor e no visor. Esses “indicadores de exposição” são exibidos da seguinte forma.
    Tela Exposição ideal Subexposta por 1/3 EV Superexposto por mais de 3 1/3 EV
    Monitor
    Visor
  • Se a compensação de exposição foi realizada no modo M , o valor de referência para exposição adequada no indicador de exposição muda.

Aviso de exposição

Os visores piscarão se as configurações selecionadas excederem os limites do sistema de medição de exposição.

Extensão da velocidade do obturador

Se a configuração personalizada d5 [ Velocidades do obturador estendidas (M) ] estiver definida para [ Ligado ], você poderá selecionar uma velocidade do obturador de até 900 s (15 min) no modo M quando o seletor de velocidade do obturador estiver definido para [ 1/3STEP ].

  • Se você estender a velocidade do obturador, o indicador de exposição não será exibido.

Controle automático de sensibilidade ISO (modo M)

Se o controle automático de sensibilidade ISO (configurações de sensibilidade ISO, configurações de sensibilidade ISO ) estiver ativado, a sensibilidade ISO será ajustada automaticamente para a exposição ideal na velocidade do obturador e abertura selecionadas.

Exposições de longa duração

A câmera oferece duas opções para longas exposições: “Bulb” e “Time”. Exposições longas podem ser usadas para fotos de fogos de artifício, paisagens noturnas, estrelas ou luzes em movimento.

Uma exposição de 35 segundos a uma velocidade do obturador de “Bulb” e uma abertura de f/25
Velocidade do obturadorDescrição
LâmpadaO obturador permanece aberto enquanto o botão de liberação do obturador é pressionado.
TempoA exposição começa quando o botão de liberação do obturador é pressionado e termina quando o botão é pressionado uma segunda vez.
  1. Mantenha a câmera estável, por exemplo, usando um tripé.
  2. Gire o seletor de modo para M.
  3. Gire o seletor de velocidade do obturador e defina a velocidade do obturador para Bulb (“Bulb”) ou Time (“Time”).
    Lâmpada
    Tempo
    • Se o disco de velocidade do obturador estiver definido para [ 1/3STEP ], use o disco de comando principal para defini-lo como Bulb ou Time.
  4. Foque e inicie a exposição.
    • “Bulb” : Pressione o botão de liberação do obturador até o fim para iniciar a exposição. Mantenha o botão de liberação do obturador pressionado durante a exposição.
    • “Tempo” : Pressione o botão de liberação do obturador até o fim para iniciar a exposição.
  5. Terminar a exposição.
    • “Bulb” : Levante o dedo do botão de liberação do obturador.
    • “Time” : Pressione totalmente o botão de liberação do obturador uma segunda vez.

Exposições de longa duração

  • Observe que “ruído” (pontos claros, pixels claros com espaçamento aleatório ou neblina) pode estar presente em exposições longas.
  • Pontos brilhantes e neblina podem ser reduzidos escolhendo [ Ligado ] para [ Longa exposição NR ] no menu de disparo de fotos.
  • A Nikon recomenda usar uma bateria totalmente carregada ou um adaptador CA de carregamento opcional para evitar perda de energia durante exposições longas.
  • O uso de um tripé é recomendado para reduzir o desfoque.
  • Se você estiver usando o Controle Remoto ML-L7 opcional, a fotografia de tempo será realizada mesmo durante a fotografia de bulbo.