Balanço de branco

  1. botão G
  2. C menu de disparo de fotos

Ajuste o balanço de branco para combinar com a cor da fonte de luz. Para obter mais informações, consulte “ Equilíbrio de branco ” em “ Configurações básicas ” ( Equilíbrio de branco ) e “ Equilíbrio de branco ” em “ O menu i ” ( Equilíbrio de branco ).

O menu de balanço de branco: Ajuste fino

  1. Selecione [ Equilíbrio de branco ] no menu de disparo de fotos, destaque a opção desejada e pressione 2 quantas vezes forem necessárias para exibir as opções de ajuste fino.

    Para obter informações sobre o ajuste fino do balanço de branco L [ Predefinição manual ], consulte “ Ajuste fino do balanço de branco manual predefinido ” ( Ajuste fino do balanço de branco manual predefinido ).
  2. Ajuste o balanço de branco.
    • O seletor múltiplo pode ser usado para mover o cursor até seis passos do centro da grade ao longo dos eixos A (âmbar)–B (azul) e G (verde)–M (magenta). O valor selecionado é exibido à direita da grade.
    • O eixo A (âmbar)–B (azul) corresponde à temperatura da cor e é regulado em incrementos de 0,5. Uma mudança de 1 é equivalente a aproximadamente 5 mired.
    • O eixo G (verde)–M (magenta) tem efeitos semelhantes aos filtros de compensação de cor e é regulado em incrementos de 0,25. Uma mudança de 1 é equivalente a aproximadamente 0,05 unidades de densidade difusa.
  3. Salve as alterações.
    • Pressione J para salvar as alterações e sair para os menus.
    • Se o balanço de branco tiver sido ajustado com precisão, um asterisco (“ U ”) será exibido no ícone.

Ajuste fino do balanço de branco

As cores nos eixos de ajuste fino são relativas, não absolutas. Selecionar mais de uma cor em um determinado eixo não resulta necessariamente na exibição dessa cor nas fotos. Por exemplo, mover o cursor para B (azul) quando uma configuração “quente” como J [ Incandescente ] for selecionada tornará as imagens um pouco mais “frias”, mas não as tornará azuis.

“Mired”

Os valores em mired são calculados multiplicando o inverso da temperatura de cor por 10 6 . Qualquer alteração na temperatura de cor produz uma diferença maior na cor em temperaturas de cor baixas do que em temperaturas de cor mais altas. Por exemplo, uma mudança de 1.000 K produz uma mudança de cor muito maior em 3.000 K do que em 6.000 K. Mired é uma medida de temperatura de cor que leva essa variação em consideração e, como tal, é a unidade usada em filtros de compensação de temperatura de cor .

Ex: Mudança na temperatura de cor (em Kelvin): Valor em mired

  • 4.000 K – 3.000 K = 1.000 K: 83 atolados
  • 7.000 K – 6.000 K = 1.000 K: 24 atolados

O menu de balanço de branco: Escolhendo uma temperatura de cor

Escolha uma temperatura de cor inserindo valores para os eixos A (âmbar)–B (azul) e G (verde)–M (magenta).

  1. Selecione [ Equilíbrio de brancos ] no menu de disparo de fotos e, em seguida, realce K [ Escolher temperatura da cor ] e pressione 2 .
  2. Escolha uma temperatura de cor.
    • Pressione 4 ou 2 para destacar os dígitos no eixo A–B (âmbar–azul). Você também pode destacar o eixo G–M (verde–magenta).
    • Pressione 1 ou 3 para editar o item selecionado.
      Eixo A–B (âmbar–azul)
      Eixo G–M (verde–magenta)
  3. Salve as alterações.
    • Pressione J para salvar as alterações e sair para os menus.
    • Se um valor diferente de 0 for selecionado para o eixo verde (G)–magenta (M), um asterisco (“ U ”) aparecerá no ícone.

Seleção de temperatura de cor

  • Não use a seleção de temperatura de cor com fontes de luz fluorescente; em vez disso, use a opção I [ Fluorescente ].
  • Ao usar a seleção de temperatura de cor com outras fontes de luz, faça uma foto de teste para determinar se o valor selecionado é apropriado.

Manual predefinido: Copiando o balanço de branco de uma fotografia

Os valores de balanço de branco para fotografias existentes podem ser copiados para predefinições selecionadas. Para obter informações sobre como medir novos valores para o balanço de branco manual predefinido, consulte “ Manual predefinido ” ( Manual predefinido ).

  1. Selecione [ Equilíbrio de brancos ] no menu de disparo de fotos e, em seguida, realce L [ Predefinição manual ] e pressione 2 .
  2. Selecione um destino.
    • Usando o seletor múltiplo, realce a predefinição de destino (d-1 a d-6).
    • Pressione X ; uma caixa de diálogo de confirmação será exibida.
  3. Escolha [ Selecionar imagem ].

    Destaque [ Selecionar imagem ] e pressione 2 para visualizar as imagens no cartão de memória.
  4. Realce a imagem de origem.
    • Use o seletor múltiplo para destacar a imagem desejada.
    • Para ver a imagem realçada ampliada, pressione e segure o botão X
  5. Copie o balanço de branco.
    • Pressione J para copiar o valor do balanço de branco da fotografia destacada para a predefinição selecionada.
    • Se a fotografia destacada tiver um comentário, o comentário será copiado para o comentário da predefinição selecionada.

Ajuste fino do balanço de branco manual predefinido

A predefinição selecionada pode ser ajustada selecionando [ Fine-tune ] no menu de balanço de branco manual predefinido ( O menu de balanço de branco: Ajuste fino ).

“Editar comentário”

Para inserir um comentário descritivo de até 36 caracteres para a predefinição de balanço de branco atual, selecione [ Editar comentário ] no menu de balanço de branco manual predefinido.

"Proteger"

Para proteger a predefinição de balanço de branco atual, selecione [ Proteger ] no menu de balanço de branco manual predefinido. Destaque [ Ligado ] e pressione J ; a predefinição de balanço de branco atual agora está protegida. As predefinições protegidas não podem ser modificadas.