O seletor de sensibilidade ISO

A sensibilidade da câmera à luz (sensibilidade ISO) pode ser ajustada de acordo com a quantidade de luz disponível. Em geral, a escolha de valores mais altos permite velocidades mais rápidas do obturador na mesma abertura.

Ajustando a sensibilidade ISO

  • Segure a liberação da trava do seletor de sensibilidade ISO e gire o seletor de sensibilidade ISO.
  • A opção selecionada atualmente é exibida na tela durante o disparo.

Modo de foto

  • Escolha entre valores de ISO 100 a 51200. Você pode definir o seletor de sensibilidade ISO para [ H1 ] (Hi 1) para cerca de um passo acima, ou [ H2 ] (Hi 2) para cerca de dois passos acima de ISO 51200.
  • No modo b , a configuração é fixada em ISO-A (AUTO) e a câmera ajusta automaticamente a sensibilidade ISO.
  • Se [ Fotografia silenciosa ] no menu de disparo de fotos estiver definido para [ Ligado ], as sensibilidades ISO [ H1 ] (Alta 1) e [ H2 ] (Alta 2) não podem ser usadas. Se o seletor de sensibilidade ISO estiver definido para [ H1 ] ou [ H2 ], a sensibilidade ISO será definida para ISO 51200.

Controle automático de sensibilidade ISO ao tirar fotos

Se você definir [ Configurações de sensibilidade ISO ] ( Configurações de sensibilidade ISO ) > [ Controle automático de sensibilidade ISO ] no menu de disparo de fotos para [ Ligado ], a câmera alterará automaticamente a sensibilidade ISO quando a exposição adequada não puder ser obtida com a sensibilidade ISO definida em modos P , S , A e M.

Modo de vídeo

  • Você pode ajustar a sensibilidade ISO somente nas configurações a seguir. Em todos os outros casos, a câmera ajusta automaticamente a sensibilidade ISO.
    • Modo: M
    • [ Configurações de sensibilidade ISO ] > [ Auto ISO control (modo M) ] no menu de gravação de vídeo: [ Off ]
  • Escolha entre valores de ISO 100 a 25600. Se o seletor de sensibilidade ISO estiver definido para qualquer outro valor, ele será definido para ISO 25600.

Sensibilidades ISO altas

Quanto maior a sensibilidade ISO, menos luz é necessária para fazer uma exposição, permitindo que as fotos sejam tiradas quando a iluminação for fraca e ajudando a evitar o desfoque quando o assunto estiver em movimento. Observe, no entanto, que quanto maior a sensibilidade, maior a probabilidade de a imagem ser afetada por “ruído” na forma de pixels brilhantes espaçados aleatoriamente, neblina ou linhas.

H1 e H2

Uma configuração de [ H1 ] (Hi 1) corresponde a uma sensibilidade ISO aproximadamente 1 EV superior a ISO 51200 (equivalente a ISO 102400) e [ H2 ] (Hi 2) a uma sensibilidade ISO aproximadamente 2 EV superior (equivalente a ISO 204800) . Observe que as fotos tiradas com essas configurações são particularmente propensas a “ruído” na forma de pixels brilhantes espaçados aleatoriamente, neblina ou linhas.